Descubra agora como reduzir o turnover em sua empresa
Seguindo estas dicas, você poderá reduzir o turnover em sua empresa
Os funcionários são um dos bens mais importantes de uma empresa. Afinal, eles lidam diretamente com os clientes e com assuntos administrativos e operacionais para que a empresa funcione e obtenha bons resultados.
Por isso, é muito importante contratar as pessoas certas e realizar ações para reter seus talentos.
Mas o que fazer quando a empresa apresenta um alto turnover, ou seja, um alto índice de rotatividade dos funcionários?
Sabemos que ter um alto turnover pode ser bastante prejudicial para a sua empresa, principalmente quando falamos em perda de produtividade e aumento de custos trabalhistas.
Por isso, preparamos, no artigo de hoje, 5 dicas imperdíveis de como reduzir o turnover de sua empresa.
Vamos lá?
1 – Invista na otimização do seu processo seletivo
O primeiro passo para reduzir o turnover está na contratação, no seu processo seletivo. Investir em um processo criterioso e melhor direcionado aumenta suas chances de contratar funcionários mais qualificados, corretos para função e que desejam crescer junto com a empresa.
Há muitas boas práticas para você otimizar o seu processo seletivo, como utilizar sistemas para automatizar a filtragem de currículos, além de avaliar os candidatos através de diferentes meios, como a análise do perfil comportamental, por exemplo.
2 – Apresente um plano de carreira
Uma boa forma de não só reduzir o turnover, mas de aumentar a motivação e comprometimento dos seus funcionários é através do plano de carreira.
Esse plano deve ser bem elaborado, apresentando para os funcionários e aplicado com base em regras predefinidas.
Assim, os seus funcionários poderão perceber que são valiosos para a empresa, o que pode aumentar o engajamento e a vontade de conquistar melhores resultados, principalmente, porque haverá a chance de promoções, aumento de salários, bônus etc.
3 – Invista no treinamento e na capacitação dos seus funcionários
Os treinamentos e as capacitações ajudam a potencializar a qualidade dos funcionários, o que pode trazer melhores resultados.
Além disso, faz com que os funcionários sintam que a empresa está investindo neles, ou seja, que os consideram importantes.
4 – Forneça feedbacks construtivos de forma periódica
Investir na cultura de feedbacks é uma ótima ferramenta de gestão de recursos humanos. Isso porque, permite que os funcionários conheçam os seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados para que suas atividades sejam aprimoradas.
Além disso, esse retorno demonstra respeito e consideração pelo funcionário, ajudando, inclusive, a reduzir incertezas, inseguranças e ansiedades.
5 – Ofereça remuneração e benefícios atrativos e competitivos
Oferecer remunerações e benefícios pouco competitivos pode fazer com que os seus talentos migrem para outras empresas.
Por isso, invista em uma remuneração justa e competitiva e invista em benefícios, sejam eles monetários ou não. Tudo isso é fundamental para que os funcionários se sintam satisfeitos, apreciados e valorizados pelo seu trabalho, reduzindo a chance de pedir demissão.
Dica extra: conte com os serviços especializados do Escritório Contábil Martinelli
Contar com uma empresa especializada no departamento pessoal – RH para colocar todas essas e outras dicas em prática é fundamental para que você não só reduza o turnover em sua empresa, como também melhore o comprometimento e produtividade dos seus funcionários.
Portanto, entre em contato conosco, do Escritório Contábil Martinelli, a fim de que possamos ajudá-lo com tudo o que envolve o seu departamento pessoal.
CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!