Contratação e demissão: como fazer?

Compartilhe nas redes!

Saiba como fazer contratação e demissão de maneira correta em sua empresa

Veja todos os pontos cruciais para que consiga realizar a contratação e a demissão de funcionários sem maiores problemas

A Consolidação das Leis Trabalhistas regula todos os procedimentos de admissão e demissão de empresas no Brasil.

Por causa da CLT, empresas e funcionários são salvaguardados e são garantidos os direitos e deveres trabalhistas, desde a contratação até a demissão.

Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar alguns pontos essenciais para que você saiba como realizar a contratação e demissão de funcionários em sua empresa de maneira correta.

Portanto, continue conosco e tenha uma ótima leitura!

Contratação e demissão: como funciona o processo?

No processo de admissão, existe uma série de normas que regem o método de contratação de novos trabalhadores em uma empresa.

A seguir, uma lista das particularidades de cada uma delas:

  • Recrutamento: durante o processo de contratação, o departamento de RH ou gerente de contratação em uma empresa deve revelar a descrição do cargo e as habilidades exigidas;
  • Contratação: após o processo de seleção, é hora de oficializar o novo funcionário. Nesse momento, você deve obter toda a documentação necessária para admissão, além das regras da empresa.

Em alguns casos, é necessário um exame médico admissional, que deve ser feito em uma clínica de saúde com especialização em medicina do trabalho.

Isso é particularmente verdadeiro para certas indústrias, onde são comuns testes mais minuciosos, como exames toxicológicos, e até mesmo verificações de antecedentes criminais.

No processo de demissão, por sua vez, deverá ser analisado o formato pelo qual o desligamento ocorre.

Dentre os principais, podemos destacar:

  • Dispensa sem justa causa;
  • Dispensa com justa causa;
  • Dispensa em comum acordo.

Qual a documentação necessária para admissão e demissão?

Quando um funcionário está sendo admitido ou demitido, os seguintes documentos devem ser fornecidos:

  • Carteira de trabalho;
  • Fotos 3×4;
  • RG;
  • CPF;
  • Carteira do PIS/PASEP.

Nesse momento, os resultados dos exames de admissão e demissão devem ser fornecidos se a empresa os exigir.

Todos esses documentos devem ser fornecidos ao contador responsável e devolvidos imediatamente, pois é um crime reter documentos de terceiros.

A contratação e demissão de funcionários é um processo complicado e burocrático, entretanto, a CLT protege os direitos e deveres que auxiliam as relações empregador-empregado nestas situações.

Dessa maneira, busque apoio de profissionais qualificados para te orientar adequadamente quanto aos passos do processo.

Conte conosco, do Escritório Contábil Martinelli

Os serviços de contabilidade do Escritório Contábil Martinelli podem auxiliá-lo em todas as questões que precisam ser resolvidas em sua empresa.

Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados que cuidará de todas as burocracias e complexidades relativas à administração do seu negócio, bem como questões envolvendo a contratação e a demissão de funcionários.

Trabalhamos com você para evitar qualquer surpresa desfavorável, cuidando de todos os requisitos burocráticos relacionados ao planejamento e à criação de sua empresa.

Fornecemos a você informações que o ajudarão a tomar decisões mais precisas, além de tornar sua gestão mais eficiente e obter os melhores resultados.

Portanto, não perca tempo!

Clique aqui e fale conosco agora mesmo!

5/5 - (1 voto)
Summary
Contratação e demissão: como fazer?
Article Name
Contratação e demissão: como fazer?
Description
Saiba como fazer contratação e demissão de maneira correta em sua empresa. Leia o artigo que preparamos e fique por dentro!
Author
Publisher Name
ESCRITORIO CONTABIL MARTINELLI
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados