Descubra qual a importância e o que é necessário para realizar uma escrituração fiscal eficiente

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Saiba qual a importância da escrituração fiscal e o que é necessário para fazê-la de forma eficiente

Empresário, você sabe a real importância da escrituração contábil para a sua empresa? Neste artigo, você entenderá a importância e o que é necessário para realizar uma escrituração fiscal efetiva

A contabilidade fiscal não é apenas uma boa prática. É uma parte essencial de seu negócio; pode lhe poupar dinheiro e dores de cabeça no longo prazo. Para toda a empresa se manter em conformidade com o fisco, a escrituração fiscal é fundamental.

A fim de operar seu negócio e manter tudo em dia, você precisa pagar todos os impostos, manter registros detalhados para fins fiscais e entregar todas as suas obrigações. Uma dessas muitas necessidades de uma empresa é a escrituração fiscal.

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre a importância da escrituração fiscal e como fazê-la em uma empresa.

Este artigo cobre tudo o que você precisa saber sobre a escrituração fiscal. Continue conosco e tenha uma excelente leitura!

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O que é escrituração fiscal?

A escrituração fiscal trata-se de um registro para informar ao fisco todas as transações que afetam o caixa da empresa, afinal todas as empresas têm a obrigação de prestar contas ao governo sobre as suas movimentações financeiras, contábeis e fiscais.

Qual a importância da escrituração fiscal?

A escrituração fiscal é o registro de todas as transações financeiras em seu negócio desde a data de seu início. É o registro do fluxo de dinheiro que entra e sai de sua empresa, registro esse cujo objetivo se trata de ter uma visão clara da saúde financeira de sua empresa e de prestar contas com o fisco.

As principais finalidades da escrituração fiscal são:

  • Prestar contas ao governo acerca da situação financeira das empresas através de dados financeiros, contábeis e fiscais;
  • Análise dos registros das movimentações fiscais para fornecer às empresas métricas reais e concretas que possibilitam uma maior gestão e implementação de  estratégias para a redução de custos;
  • Além disso, com a entrega da escrituração fiscal, a empresa evita multas e penalidades, como o cancelamento da Inscrição Estadual da empresa.

Como realizar uma escrituração fiscal efetiva?

Para realizar a escrituração fiscal efetivamente, é fundamental exercitar a disciplina e se atenta a pontos importantes, como, por exemplo:

  • Organização dos documentos fiscais;
  • Centralização dos dados;
  • Apuração dos impostos sobre a sua empresa;
  • Registro de todas as movimentações financeiras;
  • Registro de todas as movimentações e de todos os dados contábeis;
  • Tecnologia para a otimização de tarefas;
  • Apoio especializado de um profissional da área contábil.

A fim de que o processo de escrituração fiscal na sua empresa seja feito com efetividade e sem erros, a atuação do(a) contador(a) é essencial; desse modo, saiba escolher um profissional adequado para te atender.

Como chegar à eficiência?

Como muito é falado, a escrituração fiscal é um mal necessário. Ela pode parecer uma tarefa assustadora, especialmente se você nunca manteve registros contábeis antes, mas, além de ela ser necessária para se manter em dia com o fisco, é muito útil para manter uma visão geral da empresa e ajudar a desenvolver estratégias de desenvolvimento com base em dados concretos sobre a saúde financeira da empresa.

Com o apoio de uma empresa contábil, você pode manter registros contábeis, bem como certificar-se de que cumpre a legislação tributária brasileira.

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