Saiba qual a importância da escrituração fiscal e o que é necessário para fazê-la de forma eficiente
Empresário, você sabe a real importância da escrituração contábil para a sua empresa? Neste artigo, você entenderá a importância e o que é necessário para realizar uma escrituração fiscal efetiva
A contabilidade fiscal não é apenas uma boa prática. É uma parte essencial de seu negócio; pode lhe poupar dinheiro e dores de cabeça no longo prazo. Para toda a empresa se manter em conformidade com o fisco, a escrituração fiscal é fundamental.
A fim de operar seu negócio e manter tudo em dia, você precisa pagar todos os impostos, manter registros detalhados para fins fiscais e entregar todas as suas obrigações. Uma dessas muitas necessidades de uma empresa é a escrituração fiscal.
Pensando nisso, preparamos este artigo sobre a importância da escrituração fiscal e como fazê-la em uma empresa.
Este artigo cobre tudo o que você precisa saber sobre a escrituração fiscal. Continue conosco e tenha uma excelente leitura!
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O que é escrituração fiscal?
A escrituração fiscal trata-se de um registro para informar ao fisco todas as transações que afetam o caixa da empresa, afinal todas as empresas têm a obrigação de prestar contas ao governo sobre as suas movimentações financeiras, contábeis e fiscais.
Qual a importância da escrituração fiscal?
A escrituração fiscal é o registro de todas as transações financeiras em seu negócio desde a data de seu início. É o registro do fluxo de dinheiro que entra e sai de sua empresa, registro esse cujo objetivo se trata de ter uma visão clara da saúde financeira de sua empresa e de prestar contas com o fisco.
As principais finalidades da escrituração fiscal são:
- Prestar contas ao governo acerca da situação financeira das empresas através de dados financeiros, contábeis e fiscais;
- Análise dos registros das movimentações fiscais para fornecer às empresas métricas reais e concretas que possibilitam uma maior gestão e implementação de estratégias para a redução de custos;
- Além disso, com a entrega da escrituração fiscal, a empresa evita multas e penalidades, como o cancelamento da Inscrição Estadual da empresa.
Como realizar uma escrituração fiscal efetiva?
Para realizar a escrituração fiscal efetivamente, é fundamental exercitar a disciplina e se atenta a pontos importantes, como, por exemplo:
- Organização dos documentos fiscais;
- Centralização dos dados;
- Apuração dos impostos sobre a sua empresa;
- Registro de todas as movimentações financeiras;
- Registro de todas as movimentações e de todos os dados contábeis;
- Tecnologia para a otimização de tarefas;
- Apoio especializado de um profissional da área contábil.
A fim de que o processo de escrituração fiscal na sua empresa seja feito com efetividade e sem erros, a atuação do(a) contador(a) é essencial; desse modo, saiba escolher um profissional adequado para te atender.
Como chegar à eficiência?
Como muito é falado, a escrituração fiscal é um mal necessário. Ela pode parecer uma tarefa assustadora, especialmente se você nunca manteve registros contábeis antes, mas, além de ela ser necessária para se manter em dia com o fisco, é muito útil para manter uma visão geral da empresa e ajudar a desenvolver estratégias de desenvolvimento com base em dados concretos sobre a saúde financeira da empresa.
Com o apoio de uma empresa contábil, você pode manter registros contábeis, bem como certificar-se de que cumpre a legislação tributária brasileira.
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