Contabil Martinelli

Não declarou o IR? Conheça as penalidades e o que fazer para evitá-las!

Não declarou o Imposto de Renda? Descubra o que fazer e evite problemas!

 A não declaração do IR pode acarretar uma série de problemas para os contribuintes, mas resolver essa situação pode ser mais fácil do que você imagina. 

Se você não apresentou sua declaração do Imposto de Renda, não está sozinho. Muitas pessoas acabam negligenciando essa importante obrigação fiscal, seja por esquecimento ou por não conhecerem a obrigação.

No entanto, a não declaração traz uma série de penalidades e consequências por parte da Receita Federal que podem prejudicar você e os seus negócios.

A boa notícia é que não é tarde demais para cuidar disso e seguir em frente em conformidade legal. 

No artigo de hoje, você encontrará aquilo de que precisa para se proteger da fúria do Leão da Receita Federal caso não tenha declarado o seu Imposto de Renda.

Acompanhe!

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

Para quem é pessoa jurídica, a declaração do IR é obrigatória. No entanto, caso você se enquadre nos critérios da Receita Federal, também precisará entregar a declaração como pessoa física.

Que critérios são esses? Separamos os principais para você:

Para conferir os critérios da íntegra, basta acessar o link abaixo:

O que acontece se você não entregar a declaração do Imposto de Renda?

Caso você faça parte do grupo de contribuintes obrigados a declarar o IR, mas não a enviou até o dia 31 de maio de 2022, está sujeito a punições da Receita Federal.

Dentre as principais consequências da não declaração do IR, podemos citar:

Ao perder entregar a declaração do IR em atraso, você ficará exposto ao pagamento de multas que variam de R$ 165,74 até 20% do valor do imposto devido.

Todavia, esse valor pode chegar até 75% do valor do imposto devido caso você não declare o IR.

Ao entregar a declaração, você poderá deduzir do valor do IR algumas despesas, como  gasto com saúde e educação, o que pode gerar um valor a ser restituído. Contudo, você perde esse direito ao declarar o IR.

A não declaração do IR deixará o contribuinte com pendências junto ao governo, e o bloqueio do CPF é uma dessas pendências.

O CPF irregular trará uma série de problemas, como a impossibilidade de movimentar ou criar conta bancária, de realizar empréstimos, receber benefícios do governo, tirar passaporte etc.

A não declaração implica que o contribuinte está omitindo os rendimentos da Receita Federal para não pagar impostos. Essa omissão pode implicar o crime de sonegação fiscal, o que acarreta o pagamento de multas e/ou a detenção de seis meses a dois anos.

O que fazer caso você não tenha declarado o IR? Conte com o suporte do Escritório Contábil Martinelli!

São muitos os problemas causados pela não declaração do IR, mas você não precisa enfrentar toda a fúria do Leão da Receita Federal. 

Se você ainda não declarou o Imposto de Renda, nós, do Escritório Contábil Martinelli, podemos ajudar você.

Somos especialistas na declaração do IR e vamos cuidar de todo o processo por você. 

Assim, vamos cuidar do preenchimento correto da declaração para evitar divergências e a consequente malha fina, além de informar todas as deduções possíveis a fim de que você consiga receber uma boa restituição, caso tenha direito.

Então, não perca mais tempo! Entre em contato conosco agora mesmo para se manter em dia com a Receita Federal.

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS AGORA MESMO!

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile